sábado, 15 de junho de 2024

Elmano: “Enquanto tiver cearense passando fome, vai ter apoio às cozinhas [solidárias]”

A fala foi feita neste sábado (15), durante o 1º Festival do Ceará Sem Fome, no Centro de Eventos. O momento marca o primeiro ano de atuação do programa

Durante o 1º Festival Ceará Sem Fome, realizado neste sábado (15), no Centro de Eventos do Ceará, o governador Elmano de Freitas (PT) destacou a importância do programa, que oferta mais de 100 mil refeições diárias a pessoas em vulnerabilidade. “Enquanto tiver cearense passando fome, vai ter apoio às cozinhas do Ceará Sem Fome, até o fim desse Governo”, destacou Elmano, em pronunciamento. Na oportunidade, o mandatário reforçou a importância de diferentes setores da sociedade para manter o programa.

“Na política, o mais importante é quando a gente se senta para conversar sobre aquilo que mais importa ao povo. Nós, do Ceará, com Judiciário, Legislativo, Ministério Público, nos reunimos para falar da fome do nosso povo e nada é mais importante”, reforçou. “Quando começamos o programa, não iniciamos do zero. Na pandemia [de covid-19], já tínhamos cozinhas trabalhando para ajudar o povo que estava com fome”.

Ainda no momento, a primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, frisou que o festival veio para homenagear “mulheres e homens que fazem o programa”. “Para que possamos enfrentar essa mazela da fome, para que nenhum cearense possa ficar sem refeição, tenho certeza que vamos realizar esse sonho, um sonho possível”, celebrou Lia. Nesta semana, em entrevista nos estúdios do OPINIÃO CE, a primeira-dama revelou que, em julho, será lançado um edital para ampliar, em 30%, o número de refeições distribuídas. Segundo ela, o percentual representa o limite permitido pela Legislação para a ampliação do número de beneficiados. A entrega de cerca de 30 mil refeições diárias a serem incluídas no programa será feita por novas cozinhas comunitárias ainda a serem cadastradas.

“Para além do um ano e dos dados, o que se faz hoje é estar cuidando das pessoas, com dignidade, compromisso e respeito. Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e a sociedade, todos alinhados para que possamos combater a fome”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PT), no momento.