terça-feira, 16 de abril de 2024

Projeto Geração Tech capacitará 1.000 jovens cearenses na área da tecnologia


O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) e o Governo do Ceará, por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), lançaram, na última semana, o projeto Geração Tech. Com o objetivo de impulsionar o conhecimento e a formação de jovens cearenses em desenvolvimento web full stack, o programa oferece até 1.000 vagas, divididas entre 400 em formato presencial e outras 600 na modalidade online para residentes do interior do Estado, visando a capacitação na área da tecnologia. As inscrições são gratuitas.

A formação intensiva em desenvolvimento web full stack busca conduzir todos os estágios de desenvolvimento de sites e aplicativos, desde a interface até estruturas internas ou bancos de dados, ensinando HTML5, CSS3, Javascript, React, entre outras.

De acordo com a superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, há um déficit de talentos no mercado na área de tecnologia e os jovens têm um grande potencial a ser desenvolvido. “O IEL Ceará tem um olhar sempre muito atento às pessoas, especialmente aos jovens, e por isso estamos inovando constantemente em busca de soluções para as necessidades das empresas e novas oportunidades para as carreiras. Com esse programa, iremos preparar os jovens com as competências e habilidades necessárias ao futuro, que já é hoje, e esperamos que as portas do mercado se abram para eles. Estamos diante de uma oportunidade única de impulsionar os talentos locais para ver o Ceará dar um grande salto tecnológico”, 

Para a Adece, essa iniciativa é um reflexo do compromisso do Governo do Estado em investir na capacitação da juventude cearense. Segundo o presidente, Danilo Serpa, "o Geração Tech desempenha também um papel de destaque no fortalecimento da área de tecnologia no Ceará, pois reconhecemos a importância estratégica do programa para o crescimento promissor do nosso Estado. Sob a liderança do governador Elmano de Freitas, estamos trabalhando para unir forças e abraçando a ideia no presente para colhermos os frutos no futuro".

Requisitos e inscrições

Para participar do Geração Tech, é necessário atender a alguns requisitos: ter no mínimo 18 anos de idade; ser residente do Ceará; ter concluído o Ensino Médio; dominar conhecimentos em Informática Básica e possuir renda per capita de meio salário mínimo ou renda familiar igual ou inferior a 3 salários mínimos com a devida inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (“CadÚnico”) do Governo Federal. Além disso, é obrigatório possuir computador ou notebook e acesso à internet para os candidatos da modalidade online. Vale ressaltar que alunos de escola pública terão preferência na seleção. Esses critérios visam garantir que o projeto alcance jovens das camadas menos favorecidas, proporcionando-lhes oportunidades de capacitação e inserção no mercado de trabalho.

As inscrições para o projeto já estão abertas e vão até o dia 10 de maio, podendo ser realizadas por meio do site oficial geracaotech.iel-ce.org.br. A etapa seguinte será a de análises dos aprovados e, logo em seguida, os nomes dos candidatos escolhidos serão divulgados. As matrículas, por sua vez, estarão abertas de 27 de maio a 6 de junho.