quarta-feira, 17 de abril de 2024

Arquidiocese de Fortaleza recebe visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima

A capital cearense receberá de 4 a 11 de maio, após 70 anos, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima vinda do Santuário dedicada a santa em Portugal. A iniciativa faz da parte da I Jornada Mariana do Nordeste (JMN), promovida pelo Movimento da Imaculada Conceição (Servitas), em parceria com a Arquidiocese de Fortaleza, Comunidade Um Novo Caminho, Comunidade Recado, Toca de Assis e Comunidade Casa da Paz, em João Pessoa (PB).

O evento de acolhida, marcado para o dia 4 de maio, a partir das 14h, no Ginásio Paulo Sarasate, será um momento especial de louvor, oração, pregação e celebração eucarística. Com a presença confirmada das atrações, Babi Maria, Maurício Duran, Ana Clara e Ítalo Poeta com o grupo Exército de Deus, padre Gilvan Manoel, CM, dom Jacinto Brito e dom Valdemir Santos, os fiéis terão a oportunidade de vivenciar uma experiência espiritual enriquecedora. O arcebispo emérito de Teresina (PI), dom Jacinto Brito presidirá a missa com a presença de bispos e padres de dioceses nordestinas.

A peregrinação acontecerá, também nas dioceses de Crato, Sobral e Tianguá e nos demais nordestinos. Os detalhes específicos da programação em cada diocese, bem como os horários e locais das celebrações e eventos relacionados, poderão ser acompanhados através dos veículos de comunicação de cada igreja particular. O encerramento será no próximo dia 13 de outubro, com a bênção da réplica da capelinha, construída em plena comunhão com o Santuário de Fátima, em Portugal e o adeus de Fátima, em João Pessoa (PB).

A I Jornada Mariana do Nordeste é uma oportunidade para os devotos de Nossa Senhora fortalecerem sua devoção mariana e renovarem seu compromisso com os valores do evangelho. A escolha do tema “Maria levantou-se, e partiu apressadamente” (Lc 1, 39) destaca a prontidão e a disposição de Maria em servir a Deus e cumprir sua vontade com prontidão e entrega.

Essa iniciativa, promovida por diversas entidades religiosas, demonstra a união e o esforço conjunto das comunidades católicas para propagar a mensagem de amor, paz e reconciliação ensinada por Nossa Senhora na Cova da Iria e seu Filho, Jesus Cristo. É uma oportunidade para os fiéis fortalecerem sua fé, refletirem sobre sua espiritualidade e se comprometerem com uma vida cristã autêntica e comprometida com os valores do Evangelho.

Programação:

*4 de maio (Sábado)

14h – Abertura da Jornada Mariana do Nordeste – acolhida da imagem peregrina no Ginásio Paulo Sarasate

*5 de maio (Domingo) 

7h às 12h – Comunidade Um Novo Caminho, Dionísio Torres

13h às 15h30 – Santa Casa de Misericórdia, Centro

16h às 19h – Catedral Metropolitana, Centro

*6 de maio (Segunda-feira)

8h às 14h – Meios de Comunicação

14h30 às 19h – Santuário de Fátima, Fátima

*7 de maio (Terça-feira)

8h às 13h – Comunidade Recado, Fátima 

14h às 19h – Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Glória, Cidade dos Funcionários

*8 de maio (Quarta-feira)

8h às 11h30 – Comunidade Mariana Porta do Céu, Maraponga

12h às 13h – Missa no Detran da Maraponga

14h às 19h – Matriz da Paróquia Mãe Santíssima, Parque Dois Irmãos

*9 de maio (Quinta-feira)

8h30 – Cúria Arquidiocesana, Centro

10h30 – Carmelo Santa Teresinha, Dias Macedo

12h – Toca de Assis (CEU), Dias Macedo

13h30 às 15h30 – Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), Dias Macedo

18h – Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Genibaú e ficará ate às 13h do dia seguinte

*10 de maio (Sexta-feira)

14h às 19h – Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Messejana

*11 de maio (Sábado)

8h às 13h – Matriz da Paróquia Santa Luzia, Meireles

14h às 19h – Matriz da Paróquia Santo Antônio, Itaitinga

*12 de maio (Domingo)

5h – Saída para a Diocese de Crato

Mais informações: (85) 99628-3483.