quarta-feira, 17 de abril de 2024

Carmelo Neto critica concessão do título de Cidadão Cearense a Silvio Almeida: “Ministro fraco”


O deputado estadual Carmelo Neto (PL) criticou a concessão do Título de Cidadão Cearense dado pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) ao ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida. A propositura foi aprovada na Casa em votação realizada, na manhã desta quarta-feira, 17, no Plenário 13 de Maio, com voto contrário do parlamentar. 

Carmelo justificou seu posicionamento indagando quais foram as realizações de Almeida para o Estado no tocante a sua Pasta. Deputado mais votado do Ceará, ele listou uma série de acontecimentos que não tiveram ação por parte do Ministério dos Direitos Humanos, bem como dos órgãos estaduais, fato que contribui para o aumento da sensação de insegurança e impunidade. 

"Onde o ministro Silvio Almeida estava quando policiais militares foram mortos no Ceará? Onde estava quando 17 pessoas foram baleadas, em uma tentativa de chacina na Barra do Ceará? Onde estava quando 50 famílias cearenses foram expulsas de suas casas por ordem do crime organizado na Caucaia?", iniciou o parlamentar. "Ninguém vai saber me informar onde ele estava. Talvez até saibam: viajando com o presidente da República para algum país do Exterior", complementou. 

Para Carmelo, as prioridades de Silvio no comando do MDHC são outras. Ao passo que ele não se manifesta diante de crimes contra agentes da segurança pública, cobra as autoridades da área quando criminosos são mortos quando entram em confronto com policiais. O acontecimento citado ocorreu em São Paulo e o governador Tarcísio de Freitas foi demandado pelo ministro a prestar esclarecimentos sobre a ação policial. 

"Está claro que, para o ministro do governo Lula, a vida das nossas forças de segurança vale muito pouco, ou quase nada. Ao passo que os criminosos recebem cuidado especial do seu ministério", lamentou o parlamentar. 

Por fim, Carmelo considera que a concessão da maior honraria do Estado para Silvio Almeida "tira o brilho" das concessões feitas a outras autoridades, bem como daquelas que ainda vão ser agraciadas com o título. De acordo com o presidente estadual do Partido Liberal, o ministro não representa "a valentia do povo cearense".

"Esse título concedido ao ministro Silvio Almeida tira o brilho de tantos outros que estão mais aptos a receberem a horaria e dos que já receberam. Os cearenses não mereciam ter um título concedido a um ministro tão fraco, com tanta falta de prioridade. Ele não representa a valentia do povo cearense, nem a coragem do povo brasileiro e está no lugar errado", finalizou Carmelo Neto.