quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Pai do Nordeste: Lula anuncia a conclusão da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e a instalação do ITA no Ceará


Lula sabe jogar o jogo político. Desembarca em Pernambuco, nesta quinta-feira, 18. Em ato histórico, vai liberar R$ 10 bilhões para conclusão da obra paralisada no governo da presidente cassada Dilma Rousseff. Ele sabe que a refinaria vai baratear o preço da gasolina, diesel, querosene e outros derivados do petróleo. 

A refinaria deve criar 10 mil empregos, gerar impostos para a região e garantir autonomia no abastecimento de combustíveis no Nordeste. 

Para seguir o projeto da refinaria de Pernambuco, Lula teve que tirar a sociedade com o governo do amigo venezuelano Nicolás Maduro. O negócio era ótimo para a Venezuela, que forneceria o petróleo. 

Em Fortaleza, onde desembarca na sexta-feira 19, após participar da solenidade da troca do Comando Militar do Nordeste, o presidente Lula irá assinar o decreto criando a sede do ITA - Instituto de Tecnologia da Aeronáutica - no Ceará. No mesmo ato, libera mais R$ 50 milhões para a recuperação dos prédios e instalação de salas de aula e laboratórios. Lula sabe o que o nordestino deseja.