O governador Elmano de Freitas, ao promover mais de dois mil policiais militares e bombeiros, que ganharão novas patentes e melhores salários, proporciona, também, reconhecimento.
Nos tempos atuais, quando o crime organizado quer controlar a sociedade e se estabelecer, faz-se necessário, além de equipar bem a polícia e bombeiros, estabelecer promoções e melhores soldos.
O Governo do Ceará segue a lei aprovada pelo então governador Camilo Santana, a qual promove anualmente a revisão de todo o quadro de promoções, numa política de prestigiar quem cuida da segurança da sociedade.
À medida que o governo Elmano vai promovendo policiais, que crescem dentro da instituição, vai se estabelecendo uma nova vibração e a construção de um ambiente de mais apego à corporação, o que trará benefícios, sobretudo para a sociedade.
Quando da greve de militares, a sociedade sentiu-se abandonada. A corporação teve que passar por uma depuração nos seus quadros para evitar o pior. Reconstruída, os praças e oficiais são homenageados com promoções e a sociedade com a gratidão por receber mais proteção.