No início do ano de 2023, em uma conversa em Brasília, após a posse do presidente Lula e do senador Camilo como ministro da Educação, encontrei no aeroporto de Brasília o ainda presidente do CODESSUL e à época prefeito de Senador Pompeu, Maurício Pinheiro. Na conversa, foi entregue um plano de ação para o Ceará na área da educação, que contemplava todas as regiões do estado.
O projeto previa o padrão MEC para os municípios, com creches, escola de tempo integral no ensino fundamental e médio e campus da UFC e IFCE. A ideia geral era formar pessoas em nível superior para compensar o grande atraso nas áreas da educação e de formação profissional no Ceará. Maurição vibrou durante a conversa e não mais falou sobre o tema.. Pensei que havia esquecido.
Nesta quarta-feira, 25, reencontrei o prefeito Maurício Pinheiro no Congresso Nacional e, com seu jeitão sorridente, me abraçou e disse: acabei de ser recebido pelo ministro Camilo e apresentei sua ideia e ele gostou, ficou de analisar. Vou procurar o presidente do CODESSUL e apresentar pra ele e nos unir sendo o CODESSUL o coordenador de tudo”.
Lula, Camilo e Elmano sabem das carências do Nordeste e do Ceará. Eles precisam investir na região o que o País já investiu no Sul e Sudeste.