quarta-feira, 25 de outubro de 2023

131ª reunião do Conselho de Gestão da Ematerce debate projeto Mandallas


O Conselho de Gestão da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) realizou na manhã desta terça-feira (24), a 131ª reunião ordinária. O encontro, conduzido pelo presidente do colegiado, o secretário do Desenvolvimento Agrário Moisés Braz, ocorreu no auditório da empresa, em Fortaleza, e teve como tema principal o Projeto Mandallas. 

Em sua fala, Moisés Braz reforçou a importância do projeto Mandallas para os cearenses. “É dever da SDA garantir o acesso a este projeto tão importante para o bem-estar da agricultura familiar. O projeto garante produção, renda para as famílias e estimula permanência na terra. Os agricultores e agricultoras são os maiores beneficiários no interior do nosso Estado. As famílias do campo são as que mais ganham com o acesso ao projeto Mandallas. E é por isso que vamos continuar investindo e garantindo a implementação de mais projetos no Ceará”, apontou o titular da SDA. 

O coordenador estadual do projeto, José Ximenes de Farias Júnior, da Codaf traçou um panorama do programa no Ceará. "De 2022 pra cá, tivemos um salto gigantesco de investimentos. O Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) liberou R$ 3,8 milhões para serem investidos, o que beneficiou 460 projetos. Para este ano, foram liberados R$ 3,7 milhões para cerca de 360 projetos mandalas. Atualmente, o nosso Ceará tem 160 em implantação e 200 propostas sendo avaliadas. Apesar das dificuldades, a SDA monitora mandalas que já produzem morango, como na cidade de Parambu. Mesmo com problemas característicos do interior cearense, as mandalas garantem sustentabilidade às famílias cearenses", frisou. 

O projeto, também, visa contribuir para o resgate da dignidade humana, eliminação de desperdícios, capacitação e treinamento dos envolvidos, reintegração social, exercício da cidadania e convivência harmoniosa com o meio ambiente. No fim do encontro, os integrantes do Conselho Gestor da Ematerce agendaram o próximo encontro, que deve acontecer junto com visita de campo à Fazenda Normal, em Quixeramobim. A atividade está prevista para o dia 30 de novembro. 

Participaram da reunião os conselheiros Inácio Mariano da Costa, presidente da Ematerce, Gil Filipe Cavalcante Medeiros, Francisco Carlos Soriano Moraes, Cicero Emerson Moreira de Oliveira, Agostinho Frederico Tim Carmo Gomes (representantes do Governo do Estado do Ceará), Sidônio Fragoso Vieira (Presidente da Associação dos Empregados da Ematerce – Assema), Francisco Eduardo Barros de Lima Oliveira (Faec), Sônia Maria Pinheiro de Oliveira (UFC) e José Wilson de Sousa Gonçalves (MDA-CE).

Projeto Mandallas

O Projeto Mandallas é um sistema de irrigação circular que facilita, de forma sustentável, a produção de diversas culturas de modo integrado, sem o uso de agrotóxicos. O projeto promove educação ambiental através da capacitação dos produtores familiares, com conceitos de preservação e adoção de técnicas e práticas simples e de baixo custo. 

O Projeto Mandallas é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e executado pela Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf) em parceria com a Ematerce.