A deputada estadual Jô Farias, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, solicitou a intervenção das Comissões de Ciências, Tecnologia e Ensino Superior e de Juventude da Assembleia Legislativa do Ceará em relação aos universitários do município de Pacajus. O motivo da solicitação é a exigência de trabalho voluntário na prefeitura como condição para o acesso ao transporte universitário. Nesta terça-feira (05/09), a deputada usou a tribuna da Casa para falar sobre o assunto (confira no vídeo).
Além disso, o requerimento também pede que as comissões recebam representantes dos estudantes de Pacajus.
A deputada ressaltou que a prefeitura passou a exigir dos universitários que utilizam o transporte para frequentar a faculdade, que realizem trabalho voluntário nas repartições públicas. Essa condição é vista como uma espécie de contrapartida para o acesso a um direito básico dos estudantes, o transporte universitário.
As denúncias recebidas pelo mandato da deputada, assim como as notícias veiculadas na mídia, motivaram a solicitação de ação das comissões em relação ao transporte universitário de Pacajus.