O governador Elmano de Freitas escolheu seu parceiro para encaminhar projetos na área de energia limpa e renovável: o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante. Outro que conquistou espaço importante no Abolição foi o presidente do Complexo Portuário do Pecém, Hugo Figueiredo.
Ricardo Cavalcante e Hugo Figueiredo estão impressionados com a rapidez com que o governador Elmano aprendeu tudo sobre o setor de energia, principalmente sobre placa solar e hidrogênio verde. Percebem também que há foco na implantação de projetos no Ceará. Elmano tem razão: são negócios que envolvem bilhões, geram impostos e empregos.
Ricardo Cavalcante, que tem mandato na Fiec até 2027 e preside a entidade que congrega todas as federações no Nordeste até 2026, tem procurado envolver o governo cearense em todos os projetos em andamento. A relação deve ficar entre instituições. Uma possível participação maior de Ricardo Cavalcante na gestão Elmano parece descartada, apesar de interlocutores considerarem a presença do presidente da Fiec, ao lado de Elmano, importante para o governador e para a sociedade.