sábado, 20 de maio de 2023

Recomeço

São inegáveis os problemas enfrentados hoje na saúde pública cearense, assim como os avanços significativos com a construção de Hospitais Regionais no interior. Há uma ampliação considerável de infraestrutura e, consequentemente, de oferta do atendimento aos pacientes das regiões polos: Cariri, Norte e Sertão Central. 


Diante desse aumento de unidades, por que, então, continuamos com tantas deficiências nessa área? Por que a saúde pública ainda deixa tanto a desejar? Não há uma causa apenas, mas um conjunto de fatores, que vão desde o próprio crescimento da população e da demanda até questões administrativas e de gestão. Precisamos evoluir muito nesses quesitos. O serviço público é envolto em situações polêmicas e, por vezes, criminosas. 



O lado positivo, no entanto, existe. Nesta semana, constatamos ações que convergem para a melhoria do sistema de saúde cearense. O mais interessante é que elas ultrapassaram o campo político para chegar onde, de fato, devem: à população. 


O senador Eduardo Girão, do partido Novo, vai destinar cerca de R$ 30 milhões em emendas individuais para a construção de um hospital de referência em tratamento do câncer, em Juazeiro do Norte. A unidade de saúde vai atender a todo o Cariri. Girão tem se mostrado incansável na missão de honrar seus princípios e compromissos com a população cearense. 



Na outra ponta, o governador Elmano de Freitas articulou, junto ao Ministério da Saúde, um investimento de R$ 333,5 milhões destinados aos mutirões de cirurgias eletivas e oncológicas, bem como ao fortalecimento da assistência no Hospital do Vale do Jaguaribe e nas 22 policlínicas do Estado. O anúncio foi feito pela própria ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante visita ao Ceará. 


Que venham mais articulações de todas as frentes. Ao povo, interessam melhores serviços e qualidade de vida. Viabilizar isso é o dever de quem está no poder, nos representando. Independente da corrente política.