segunda-feira, 15 de maio de 2023

Quixadá amplia vacinação contra Influenza para população em geral acima de seis meses de idade


Seguindo uma determinação do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Quixadá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou, a partir dessa segunda-feira (15), a aplicação da vacina contra a Influenza para toda a população acima de seis meses de idade. Anteriormente, o imunizante estava liberado apenas para pessoas que fazem parte dos grupos prioritários.


A aplicação da vacina em Quixadá acontece em todos os postos de saúde do município de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e de 13h às 16h de segunda a quinta-feira e de 7h30min às 13h nas sextas-feiras. É necessário apresentar, no momento da vacinação, o Cartão do SUS e o Cartão de Vacinação.


A vacina contra a influenza é composta por vírus inativado e, portanto, não induz o desenvolvimento da gripe. Entretanto, pessoas com quadros febris ou que tenham suspeita de covid-19 devem aguardar o fim dos sintomas para receber o imunizante.


O imunizante é um dos mais importantes disponíveis para prevenir síndromes respiratórias causadas pelo vírus da influenza. Sua fórmula foi elaborada para proteger contra os tipos mais comuns – A (H1N1) e B (H3N2) – que circulam a cada temporada.