terça-feira, 23 de maio de 2023

Projeto indica implantação de programa de profissionalização e reinserção no mercado para pais de PCDs


Tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de Indicação 284/2023, que institui o Programa de Profissionalização e Reinserção no Mercado de Trabalho de Pais ou Responsáveis por Pessoas com Deficiência. A proposta é assinada pela segunda secretária da Mesa Diretora, deputada Juliana Lucena (PT). 


Juliana explica que o cuidado de uma pessoa com deficiência ou necessidades especiais exige muito tempo e dedicação, muitas vezes fazendo com que os pais ou responsáveis legais precisem deixar seus empregos para se voltarem exclusivamente a essa tarefa. 


“Em muitos casos, após o falecimento da pessoa com deficiência, esses pais ou responsáveis legais se encontram em uma situação de vulnerabilidade financeira e social. É preciso focar nessas pessoas”, justifica ela.


Juliana explica, ainda, que o programa busca incentivar a profissionalização e reintegração ao mercado de trabalho dessas pessoas, por meio da oferta de programas de capacitação e qualificação profissional. “Além disso, contribui para a inclusão social e profissional desses pais ou responsáveis legais, bem como para a redução da discriminação e do preconceito que ainda persistem na sociedade em relação às pessoas com deficiência ou necessidades especiais”, afirma ela.