sexta-feira, 12 de maio de 2023

Prefeitura empossa 307 agentes de cidadania e controle social, em cerimônia realizada nesta sexta-feira (12/05)

Foram empossados, na manhã desta sexta-feira (12/05), 307 agentes de cidadania e controle social (ACCS) eleitos para o biênio 2023/2024. A eleição foi organizada pela Coordenadoria de Participação Social (CPS), ligada à Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger). Os agentes representam o território no qual residem junto à prefeitura e, para além de pleitear serviços e melhorias para os munícipes, o papel deles consiste em mobilizar e participar de fóruns territoriais e do planejamento dos trabalhos da gestão.


“Os agentes são fundamentais para o desenvolvimento da nossa cidade e a Prefeitura de Fortaleza vem se aproximando dessa categoria cada vez mais, dando o suporte possível e eles, em contrapartida, vêm planejando a evolução da nossa cidade junto conosco”, explica Bruno Ximenes, coordenador da Participação Social. 


Além do título, os agentes recebem vale-transporte e vale-alimentação para desempenharem suas atividades.


Dentre os representantes eleitos está Regina Oliveira, do território 11, que abrange os bairros Antônio Bezerra, Olavo Oliveira e Quintino Cunha, todos na Regional 3. Há mais de 15 anos, ela atua como líder comunitária e, desde 2019, vem sendo eleita como agente de cidadania, o que garante legitimidade para exercer esse papel social em benefício da população.


“O agente de cidadania exerce uma função extremamente importante para os seus territórios, suas comunidades. Somos nós que convivemos no dia a dia com os moradores e conhecemos as reais necessidades das nossas comunidades. Somos o elo entre nossas comunidades e o poder público, a Prefeitura. Nós que levamos os anseios dos moradores e lutamos incansavelmente para que as execuções do poder público cheguem até os cidadãos”, detalha.


De acordo com Arcelino de Lima, secretário executivo da Seger, os agentes contribuem não apenas nas demandas de infraestrutura, mas em diversas políticas públicas do município. “Os agentes são fundamentais para a prefeitura, tendo em vista que eles são moradores e conhecem todas as problemáticas do território. Eles também ajudam muito na captação de demandas em relação a novas políticas públicas. Nessa fase, temos contado muito com eles na construção do Plano Diretor, na questão da mobilização da população”, explica.


O presidente da Câmara de Vereadores de Fortaleza, Gardel Rolim, ressaltou a importância da função dos agentes: “Cabe a eles, agora, uma responsabilidade, juntamente com outros órgãos como a Câmara Municipal, de representar a nossa população, procurar as secretarias com as demandas. Esse é um momento de fortalecimento da democracia e um reconhecimento das lideranças populares e comunitárias, ou seja, é um momento rico de participação popular”.