quinta-feira, 18 de maio de 2023

Prefeitura e SETAS inauguram abrigo institucional para Crianças e Adolescentes de Icó

A Prefeitura Municipal de Icó, através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, inaugurou, nesta quarta-feira (17), o "Abrigo Institucional para Crianças e Adolescentes".


O equipamento é uma das medidas de proteção previstas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, que se destina às crianças e adolescentes do município afastadas do convívio familiar, por terem seus direitos negligenciados. 


Este serviço deve ocorrer de forma excepcional e sigilosa, onde a competência administração do equipamento ficará com o Poder Público Municipal e o Ministério Público; e com o Poder Judiciário e Conselho Tutelar, a responsabilidade do encaminhamento das ações em defesa das crianças e adolescentes.


O acolhimento institucional tem capacidade para 20 crianças-adolescentes, entre 0 e 18 anos de idade. 


A equipe multiprofissional é composta de coordenador, assistente social, psicólogo, cuidador e vigia. 


O equipamento possui sua estrutura semelhante à de uma residência, para melhor acolher e passar a ideia de Lar. Contém quartos, brinquedoteca, cantinho do estudo, sala de atendimento individualizado, cozinha, refeitório e áreas de lazer.


Estiveram presentes, a prefeita Laís Nunes; a secretária do Trabalho e Assistência Social, Luma Cavalcante; o promotor de Justiça, Daniel Porto; secretários municipais; vereadores, assistentes sociais, psicólogos, e demais representantes da sociedade.