segunda-feira, 1 de maio de 2023

Prefeitura de Fortaleza realiza 2ª Semana do Trabalhador em alusão ao 1º de Maio

A Prefeitura de Fortaleza realiza, a partir desta segunda-feira, 1º de maio, uma série de ações em alusão ao Dia do Trabalhador. Nesta semana, além do atendimento em todas as unidades fixas do Sine Municipal (Otávio Bonfim, Parquelândia, Siqueira e Aldeota), com a tradicional intermediação de mão de obra entre empregador e o trabalhador, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) realiza eventos em toda a cidade, com programação diversificada para trabalhadores e empreendedores.


Para iniciar as atividades, nesta segunda-feira (01/05), o Sine Municipal Aldeota realiza atendimento aos trabalhadores de Fortaleza. Das 8h às 13h a unidade referência do Sine ofertará atendimento com oferta de vagas de emprego, orientação profissional, realização de processos seletivos e inscrições para o Programa Nossas Guerreiras. Haverá, também, inscrições presenciais para 1.015 vagas de cursos profissionalizantes oferecidas pelo Programa Fortaleza + Futuro.


De terça-feira (02/05) à sexta (05/05) os terminais de ônibus de Fortaleza (Siqueira, Papicu, Messejana, Antônio Bezerra, Parangaba, Lagoa e Conjunto Ceará), recebem, das 8h às 18h, uma programação especial das Feiras de Pequenos Negócios com a participação de 200 beneficiários dos programas Nossas Guerreiras e Costurando o Futuro. No mesmo período, a Unidade Móvel do Desenvolvimento Econômico realizará atendimento aos trabalhadores e empreendedores na Praça do Ferreira, sempre das 8h às 17h, com todos os serviços da SDE.


Na quarta-feira (03/05), às 15h, o Cuca Barra do Ceará receberá o 9º ateliê colaborativo do Projeto Costurando o Futuro. A iniciativa segue a lógica de coworking, ou seja, um espaço compartilhado gratuito voltado para as atividades de corte e costura, produzido por pessoas em situação de vulnerabilidade social. O ateliê contará com uma oficina de bordado e disponibilizará máquinas profissionais do tipo: reta, overloque, galoneira, bordado e máquina de corte. O Cineclube Cuca Barra também receberá um aulão, das 13h às 17h, com beneficiárias do Nossas Guerreiras.


Na quinta-feira (04/05), às 10h30, a Prefeitura entrega 1.100 certificados aos estudantes concludentes dos cursos profissionalizantes gratuitos ofertados pelo Programa Fortaleza + Futuro. A iniciativa será realizada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A cerimônia será realizada no Teatro Municipal São José, no Centro. Toda a programação é gratuita e está sujeita à alterações.