quarta-feira, 19 de agosto de 2026

João Alfredo assume coordenação política da campanha de Luizianne Lins ao Senado


O ex-deputado federal João Alfredo (PSOL) assumiu a coordenação política da campanha de Luizianne Lins (Rede) ao Senado Federal. Os dois têm uma trajetória política construída ao longo de mais de três décadas, com origem na atuação parlamentar e em defesa dos direitos humanos. Para assumir a função, João Alfredo se afastou da Superintendência do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace).

A parceria política entre João e Luizianne começou na década de 1990, quando ele exercia mandato de deputado estadual e Luizianne era vereadora de Fortaleza. Em 2002, os dois fizeram uma dobrada eleitoral para o Parlamento: João Alfredo foi candidato a deputado federal e Luizianne Lins a deputada estadual. Ambos foram eleitos e obtiveram, respectivamente, as maiores votações do PT para a Câmara dos Deputados e para a Assembleia Legislativa do Ceará, respectivamente.

Em 2004, João Alfredo esteve ao lado de Luizianne desde o primeiro turno da eleição para a Prefeitura de Fortaleza, quando ela foi eleita pela primeira vez prefeita da capital cearense.

“Fiquei honrado com o convite e assumo a tarefa com muita disposição”, afirma João Alfredo. Sobre Luizianne, ele destaca a trajetória política construída ao longo dos anos: “Luizianne tem a capacidade de atrair as pessoas para a sua campanha por causa de sua combatividade, competência e coerência política. Ela é a garantia de lealdade às causas populares e à defesa do projeto do presidente Lula no Senado. Esse compromisso dela entusiasma as pessoas a se juntarem à campanha”.

Luizianne ressalta a relação política construída com o ex-deputado. “João Alfredo é um companheiro de longa trajetória. Nossa parceria começou quando eu ainda estava no exercício do meu primeiro mandato de vereadora, em Fortaleza, e sempre esteve ligada à defesa dos direitos humanos e das causas populares. Tivemos muitos momentos de construção política conjunta e, agora, ele chega para somar à coordenação da nossa campanha. É uma pessoa que conhece profundamente a política cearense e com quem tenho uma relação de confiança construída ao longo de muitos anos”, afirma.

*Sobre João Alfredo*

Advogado e professor de Direito Ambiental, João Alfredo Telles Melo é graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde também concluiu mestrado em Direito e Desenvolvimento e doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

Na vida pública, exerceu três mandatos como deputado estadual pelo PT, um mandato como deputado federal e dois mandatos como vereador de Fortaleza pelo PSOL. Também atuou como consultor de políticas públicas do Greenpeace Brasil e presidiu a Comissão de Direito Ambiental da OAB Ceará.


.