quinta-feira, 25 de maio de 2023

Por que a Assembleia está em Icapuí?


Vivenciamos uma era da esquerda no poder. No Ceará, o PT tem sua gênese em dois endereços: a UFC e o Icapuí. É fácil entender. O PT nasceu da mobilização sindical e é fruto da inteligência acadêmica, que mora na universidade. Icapuí foi importante núcleo político do petismo no Brasil, pois serviu de laboratório para implantação de várias políticas públicas. Foi o primeiro município brasileiro administrado por petistas. À época, José Airton Cirilo foi seu primeiro gestor. 


Lula, José Dirceu e Olívio Dutra são alguns nomes que frequentavam Icapuí, onde o prefeito prestava contas em um mural e respirava-se cultura no projeto “Acampamentos”, na Festa da Lagosta. Hoje, ilustres da esquerda possuem casas no município. O ministro Camilo Santana e Antenor Naspolini, que trouxe o Unicef para o Brasil, são dois frequentadores do município.


A sessão itinerante da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (25) irá resgatar a importância de Icapuí. “O Ceará aprendeu muito com Icapuí: pesca, gastronomia, ensino modelo, assistência médica e social populares nasceram no território das mais belas praias”, disse o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão.