quinta-feira, 4 de maio de 2023

Ematerce e Embrapa fortalecem parcerias e transferência de tecnologias

A Ematerce participou, na tarde desta quarta-feira, 3, de uma reunião, na sede da Embrapa, em Fortaleza, para tratar das parcerias entre as empresas sobre transferência de tecnologia.


Na ocasião, estiveram presentes o presidente da Ematerce, Inácio Mariano, o agrônomo da Ematerce, Itamar Lemos; José Maia, assessor administrativo-financeiro; Targino Bonfim; Aline Teixeira, chefe de transferência de tecnologia; Gustavo Saavedra, chefe geral da Embrapa; Jordânia Gabriel tecnóloga em irrigação da Ematerce; Vicente Ferreira, assessor especial da presidência da Ematerce; Fuad Nogueira, agrônomo da Ematerce, Lucas Leite, pesquisador da Embrapa e José Roberto Vieira, chefe adjunto em Pesquisa e Desenvolvimento.


O objetivo da reunião foi fortalecer a parceria entre Embrapa e Ematerce e aproximar os pesquisadores e os extensionistas no processo de transferência de tecnologias.


O projeto de reestruturação e de transformação digital da Ematerce tem sinergia com ações e projetos da Embrapa em diversos temas-chave, como: assistência técnica personalizada, acompanhamento da performance de agricultores, atuação em rede (APLs e HUBs), implantação de sistemas produtivos sustentáveis (agroflorestais e agrossilvipastoris), recuperação de áreas degradadas, agricultura de baixo carbono, manejo e conservação do solo e da água, uso eficiente da água. A finalidade é promover o uso sustentável dos recursos naturais, a viabilidade econômica das unidades produtivas e o combate à fome e à pobreza no estado do Ceará.


“Pesquisa e Extensão andam juntas e quero parabenizar a Embrapa, essa grande empresa de pesquisa, referência não só no Brasil, mas no Mundo todo. Uma das primeiras determinações que nós recebemos do governador Elmano e do nosso secretário Moisés é de que a gente busque novas tecnologias, parcerias e inovações para gente levar para o homem do campo”, comentou o presidente da Ematerce, Inácio Mariano.


Foi discutida na reunião a elaboração de um acordo de cooperação técnica em vários formatos de parcerias para capacitações em cadeias produtivas do Estado, com enfoque na cajucultura, projetos de pesquisas participativas e desenvolvimento do Centro de Inteligência Territorial da Ematerce.