quinta-feira, 25 de maio de 2023

Assembleia Itinerante reforça presença do Legislativo no Interior e parcerias com prefeituras

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão, destacou, na sessão plenária realizada no município de Icapuí, nesta quinta-feira (25/5), as parcerias com as prefeituras na realização das assembleias itinerantes nas macrorregiões do Estado para que o trabalho dos parlamentares chegue mais próximo à população. “É por meio dessas visitas da Assembleia aos municípios que a população sabe sobre o trabalho feito no Legislativo cearense e conhece ainda mais os seus representantes”, pontuou.


Evandro Leitão antecipou que pretender realizar, ainda este ano, mais três itinerantes: na região do Cariri, Serra da Ibiapaba e na região Norte, contemplando até o final do seu mandato, as 14 macrorregiões do Estado. “Digo humildemente que quero ser visto, no futuro, como inspiração de ter deixado um legado a ser seguido”, afirmou.



O parlamentar ressaltou também o destaque nacional do Legislativo cearense, que está entre as quatro assembleias mais transparentes do Brasil. “Quero expressar tamanha alegria nesta Itinerante de Icapuí, uma cidade pela qual tenho um carinho enorme, e parabenizar aqui todos os 45 parlamentares pelo esforço e trabalho para nos levar a ser uma das quatro assembleias mais transparentes do País. Esse reconhecimento nos dá mais força e nos mostra que estamos no caminho certo”, disse. 



O presidente elogiou o trabalho da atual Mesa Diretora por meio dos serviços prestados pela Casa: a Procuradoria Especial da Mulher (PEM); o Comitê de Prevenção e Combate à Violência contra Jovens e Adolescentes; o Projeto Alcance; o Procon Assembleia; Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece, entre outros. 


Tramitação de projetos e Sessão Plenária


A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) iniciou nesta quinta-feira (25/05) a análise de 13 propostas durante primeira sessão itinerante de 2023, sediada no município de Icapuí. A 45ª sessão ordinária da 1ª sessão legislativa da 31ª Legislatura ocorreu contou com a apresentação de duas propostas do Poder Executivo e outras 11 de parlamentares.


Do Governo do Estado, o projeto 53/23 institui plano de ação para o fortalecimento do sistema rodoviário no Estado do Ceará. Ainda de autoria do Poder Executivo, o PL 54/23 propõe normas para regular o funcionamento da Unidade Prisional de Segurança Máxima (UPSM) no Ceará.