quinta-feira, 27 de abril de 2023

Taça das Favelas 2023 é lançada em Fortaleza, com presença da ministra do Esporte, Ana Moser

Uma celebração da força da juventude e das comunidades. Assim, foi o lançamento da Taça das Favelas 2023, nesta quinta-feira (27), na Areninha do Dendê, localizada no Parque Dom Aloísio Lorscheider, em Fortaleza. O evento, considerado o maior torneio de futebol de campo entre favelas do mundo, contou com a presença da ministra do Esporte, Ana Moser, e do capitão do tetracampeonato mundial da Seleção Brasileira de Futebol, Dunga.


O torneio é organizado pela Central Única das Favelas (Cufa) e pela Frente de Apoio à Criança Carente (Facc), com patrocínio do Governo do Ceará. Promover a inclusão social da juventude e tornar o esporte essencial ao dia a dia nas comunidades é o objetivo da Taça, que revela talento, amor e vocação pelo futebol desde 2012.



“A gente tinha uma estigmatização que a favela só nos dava notícias negativas, sem se saber que na favela tem muita gente com um pequeno negócio, com vida, com atividades culturais, esporte, trabalhando diariamente para viver e não só sobreviver”, destaca o governador Elmano de Freitas.


Para a ministra Ana Moser, as atividades precisam partir de uma perspectiva transversal, oferecendo, além do lazer, saúde e integração à população: “A nossa missão no Ministério é ampliar o número de praticantes, para que mais brasileiras e brasileiros tenham acesso ao esporte, tanto na infância quanto na adolescência e também levando a atividade física para adultos e idosos. Todo mundo tem direito, mas pouca gente ainda tem acesso no Brasil. Essa realidade precisa mudar”.