sábado, 1 de abril de 2023

Sarto assina ordem de serviço para urbanização e requalificação da Praia de Iracema

O projeto de requalificação prevê a reforma de 200 mil m² de área, entre a avenida Rui Barbosa até as proximidades da antiga Ponte Metálica, contemplando todo o calçadão da Praia de Iracema e o Poço da Draga.


“Nosso objetivo é devolver para a população um espaço moderno, que seja atrativo para o turismo e lazer. O projeto também contempla o plantio de mais 1.000 árvores, que vão gerar sombra e frescor para os passeios de praia. Serão três frentes de trabalho, que vão ocorrer simultaneamente para ocasionar o mínimo de impacto possível para o trânsito e para quem vem aqui montar seu comércio ou passear”, informou o prefeito.


Sarto complementou afirmando que a população local também será beneficiada com uma Areninha. “Esse projeto foi pensado com todos os protagonistas dessa região. Também, teremos Areninha na Praia de Iracema, para prática de esporte da juventude. Esta urbanização é um projeto fantástico, contando com o apoio do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) e que vamos entregar num prazo máximo de 18 meses”.


A partir desta segunda-feira (03/04), a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) dará início a primeira frente de serviço no calçadão da Av. Historiador Raimundo Girão, no trecho compreendido entre a Av. Rui Barbosa e a rua Carlos Vasconcelos. O local passará por reforma, com a criação de uma ciclovia junto ao calçadão e instalação de novo piso em concreto com acabamento antiderrapante em todo o passeio. Para viabilizar as intervenções será feito um estreitamento no calçadão. 


A medida não irá interferir no tráfego de pedestres. Como comentou Samuel Dias, titular da Seinf, a ideia é trazer os mesmos benefícios que foram implementados na Beira-Mar de Todos, entregue no ano passado. “As obras que ocorrem na Beira-Mar geram uma expectativa na população. A ideia é trazer essa padronização para este outro lado da orla. Nosso objetivo é concluir a primeira etapa, a do Aterro, até o final do ano, para que a próxima festa de Réveillon ocorra nesse espaço”.


Os serviços nesta primeira etapa terão duração de 60 dias e não devem impactar no tráfego de veículos na via. O cronograma de obra prevê a execução dos trabalhos em seis trechos, com três frentes simultâneas de serviço: