segunda-feira, 24 de abril de 2023

Prefeito Vitor Valim sanciona lei que isenta o IPTU e o ITBI de mais de 10 mil imóveis de programas habitacionais sociais


Na tarde desta segunda-feira (24), o prefeito Vitor Valim recebeu, em companhia do presidente da Câmara dos Vereadores, Tanilo Menezes, e do procurador-geral do município, Guthemberg Holanda, os representantes dos beneficiários de Programas Habitacionais de Interesse Social, Verônica Rodrigues, coordenadora da Organização Popular Habitacional, e Vilani Pinheiro, diretora da Companhia de Habitação do Estado do Ceará (COHAB). A reunião marcou a celebração do sancionamento da Lei Complementar 116, que viabiliza a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) de mais de 10 mil famílias inscritas em programas habitacionais sociais em Caucaia.


“É com muita alegria que recebo esses homens e mulheres, que tanto lutam pelo direito de habitação no nosso município, para celebrar a isenção do IPTU e ITBI de 10 mil famílias, que estão inscritas em programas sociais, como o da COHAB. Com a lei 116 sancionada, essas famílias vão poder passar no cartório e ter o papel da casa própria. Eu, que como prefeito, fico muito feliz em participar dessas entregas que reforçam o orgulho de ser de Caucaia”, destacou o prefeito. 


Na ocasião, Vilani Pinheiro, diretora da Companhia de Habitação do Estado do Ceará (COHAB), destacou o compromisso e sensibilidade do gestor de Caucaia em relação às famílias que fazem parte dos programas habitacionais por não terem condições de arcar com grandes custos. “Em nome da Cohab, quero manifestar a gratidão de todos em relação às ações do prefeito para com essas famílias que não tinham condição de pagar o IPTU e ITBI referentes às escrituras dadas pela COHAB. Sem essa iniciativa da prefeitura não seria possível essas famílias terem esse sonho do título da casa própria realizado”, reforçou a Coordenadora da Cohab.


A coordenadora da Organização Popular Habitacional (OPH), Verônica Rodrigues, reforçou a importância da iniciativa da prefeitura em defesa das moradias. “É um dia histórico para a nossa cidade contar com esse apoio, pois estamos realizando o sonho de 10 mil famílias.  Eu agradeço e digo que a luta continua para trazermos mais moradia para o nosso município", reforçou Verônica.


De acordo com a Lei Complementar, ficam remitidos e isentos os créditos tributários, constituídos ou não, ajuizados ou não, decorrentes de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) incidentes sobre os imóveis financiados junto à Companhia de Habitação do Ceará (COHAB) “em liquidação”; os imóveis oriundos de programas habitacionais de interesse social, alienados pela Caixa Econômica Federal (CEF), conforme Termo de Ajuste de Conduta (TAC), celebrado entre o Ministério Público Federal (MPF) e Organização Popular Habitacional (OPH); os imóveis oriundos de programas habitacionais de interesse social, alienados da Empresa Gestora de Ativos (EMGEA), conforme Termo de Ajuste de conduta (TAC) celebrado entre o Ministério Público Federal (MPF), Organização Popular Habitacional (OPH), movimento de conjuntos habitacionais (MCH) e Empresa Gestora de Ativos (EMGEA).