domingo, 23 de abril de 2023

Prefeito de Ibicuitinga, que preside Consórcio de Saúde, manda ofício no domingo, 23/4, que cancela assembleia para eleger sucessor, porque será derrotado

O prefeito de Ibicuitinga, Franzé Carneiro, comunicou, no final da tarde deste domingo, 23/4, o cancelamento da assembleia que elegeria o seu sucessor no Consórcio de Saúde do Sertão Central. Ele articula um golpe: quer fazer o sucessor, pois não tem os votos de oito dos 10 prefeitos da região. 

A Assembleia está marcada para as 10 horas desta segunda-feira, 24/4, na sede da Secretaria de Saúde. Pelo rodízio, o vice-presidente do consórcio, Matheus Góis, será eleito. Franzé Carneiro foi eleito e reeleito e está  impondo o nome de um aliado político. 


Os Consórcios de  Saúde foram criados para descentralizar recursos, agilizar compra de medicação, pagar profissionais de saúde, mas, para alguns prefeitos, se transformou em negócio, com vantagens financeiras e políticas e cabide de empregos. A Secretaria de Saúde do Ceará decidiu desconhecer o ofício do prefeito Franzé Carneiro e manteve a Assembleia para eleger o novo presidente do Consórcio de Saúde Sertão Central. A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa debaterá o tema.