terça-feira, 4 de abril de 2023

Páscoa movimentará R$ 240 milhões no comércio de Fortaleza

A Fecomércio Ceará, através do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), realiza, pela primeira vez, a Pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para a Páscoa. De acordo com o levantamento, 42,9% dos consumidores estão dispostos a ir às compras nessa data, com potencial de faturamento de R$ 240 milhões no comércio varejista da Capital cearense.


Esse valor coloca esta data comemorativa em um empate técnico com o Dia dos Pais, na quinta posição de maior potencial de consumo, ainda que seu impacto esteja mais concentrado nas compras de chocolates, peixes, pães e em viagens. A Tabela 1 detalha os valores de faturamento das últimas datas comemorativas pesquisadas pelo IPDC.



Em 2022, a compra de produtos para a Páscoa foi afetada pelo pico de inflação em alimentos, de modo que a comparação ano a ano fica prejudicada, mas os dados da pesquisa mostram o crescimento da importância desta data comemorativa para a atividade econômica, com reflexos na produção e na geração de empregos.


A pesquisa, também, revela que, por se tratar de um feriado mais longo e que coincide com o período de chuvas no Estado, a Páscoa movimenta o turismo local, com uma parcela expressiva de pessoas viajando para o interior e para as praias. Neste ano, 21,1% dos entrevistados pretendem viajar na Semana Santa, sendo o Sertão o destino mais citado, com 44,6% das respostas, seguido do Litoral e Praias Cearenses (29,9%) e Região Serrana (21,4% das respostas).


A combinação de disposição para o consumo e a expressiva quantidade de pessoas desejando viajar reiteram a melhora de confiança do consumidor, identificada nas pesquisas sistemáticas do IPDC, criando uma perspectiva favorável para o setor terciário, ainda que resistam as pressões do elevado endividamento e impactos da inflação no poder de compra do cearense.