terça-feira, 4 de abril de 2023

Deputado Guimarães anuncia que PT terá candidato em Fortaleza, mas silencia sobre Sobral: “Temos aliança histórica com Cid Gomes”

O PT realizou no fim de semana, dias 1º e 2, uma plenária do partido em Sobral. Na terra de Ciro, Ivo, Lia e Cid, o PT, há 20 anos, tem uma aliança, sempre, indicando o vice. Atual vice, Christianne Coelho é filiada ao PT e quer ser candidata a prefeita, invertendo a ordem, com o PDT indicando o vice. O deputado Guimarães fugiu do debate. “A aliança PT/PDT tem que ser debatida pelo PT de Sobral com o PDT, até porque temos uma aliança histórica com o PDT de Cid Gomes”, declarou. 


Mais uma vez, o deputado José Guimarães foi taxativo sobre a sucessão do prefeito Sarto. “Em Fortaleza, o PT terá candidato a prefeito”. A declaração do líder do governo Lula na Câmara Federal, enfática, mostra o grau de intensidade da ruptura entre André Figueredo, Ciro, Roberto Cláudio e o prefeito Sarto com o núcleo petista na capital cearense. 


Há um ano e meio da eleição municipal de 2024, a pré-campanha começou. O PT tem dado sinais claros de querer a hegemonia política. No Sertão Central, o líder do PT, deputado De Assis Diniz, trouxe a mensagem na qual o governador Elmano visitou municípios cujos prefeitos não o apoiaram. O líder na Assembleia deixou claro que terá disputa. No Cariri, o deputado Fernando Santana quer o PT dominando a região, através do prestígio do ex-governador e ministro Camilo Santana. Nos Inhamuns, o alvo do PT é reduzir a força de Domingos Filho; e, na Região Metropolitana de Fortaleza, reduzir o prestígio de Roberto Pessoa e Acilon Gonçalves.