quarta-feira, 26 de abril de 2023

O bom exemplo de Aracati para o meio ambiente

O Mundo está debatendo seu futuro, o que passa pela questão ambiental. Se cada um contribuísse, reciclando o lixo, reduzindo chaminés, queimando menos combustíveis, desmatando menos e evitando queimadas, não estaríamos  passando por tantas tragédias climáticas. 


O Brasil aprovou uma lei para implantação de Centrais de Tratamento de Resíduos Sólidos, o que, em resumo, significa reciclar lixo, seja orgânico ou entulho. O prazo termina em julho de 2024 e o País tem pouco mais de 620 unidades implantadas. Faltam quase cinco mil. O Brasil possui  5.528 municípios. Está longe de a meta ser alcançada. 


A iniciativa da Prefeitura de Aracati de colocar fim no seu lixão não deixa de ser exemplo para os demais municípios e Consórcios criados para esse fim. Eles ficam com 2% do ICMS ambiental para construir usinas de reciclagem e garantir destino final ao lixo totalmente reaproveitado. É muito dinheiro e pouco retorno. 


No arcabouço do processo de reciclagem de lixo, está a preservação  do meio ambiente. Proteger o solo, evitar a contaminação do lixo hospitalar, dando destino, também, ao lixo industrial e residencial, são ações que mantêm as cidades limpas, evitando endemias.