quarta-feira, 26 de abril de 2023

Alexandre Pereira assume a presidência da Associação Nacional de Secretários de Turismo

Tomou posse, na tarde desta terça-feira (25/04), durante a abertura da 2ª Marcha dos Secretários Municipais de Turismo, a nova diretoria da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur). O evento acontece até quinta-feira (27/04), no auditório do subsolo do Ministério do Turismo, em Brasília.

 

A nova diretoria tem Alexandre Pereira, secretário do Turismo de Fortaleza, como presidente. Ele sucede Vanessa Leal, secretária do Turismo de Pirinópolis.


A nova gestão irá trabalhar com foco em três pilares: turismo interno, turismo internacional e capacitação. “Enxergamos o turismo interno como uma grande oportunidade, com um enorme potencial para o desenvolvimento dos territórios e o crescimento da economia”, destacou o novo presidente Alexandre Pereira em seu discurso de posse. No entanto, ele vê os altos preços das passagens aéreas como um entrave para o desenvolvimento desse tipo de turismo e considera importante pensar estratégias para fomentar passagens com preços mais acessíveis.


No tocante ao turismo internacional, Alexandre Pereira ressaltou que irá coontar com o apoio da Embratur e afirmou que a Anseditur entende a necessidade de promover o país no exterior de forma regional, com cidades próximas compartilhando o mesmo turista, ao invés de disputá-lo.


Sobre capacitação, o gestor defendeu que é importante pensar em estratégias de capacitação dos destinos turísticos com planejamento, inteligência e inovação. “Quando falo nessa questão, penso em algo abrangente – que envolva toda a cadeia do turismo e que traga um sentimento de pertencimento e orgulho das nossas cidades”, disse.