quinta-feira, 27 de abril de 2023

Índice de confiança do empresariado industrial cearense desacelera, mas segue acima do nacional, aponta ICEI

Neste mês de abril de 2023, o Índice de Confiança do Empresariado Industrial (ICEI) marcou 52,5 pontos, demonstrando que a confiança dos empresários da indústria cearense desacelerou, em relação a março, com redução de 3,1 pontos. Em relação a abril de 2022, o índice, também,caiu em 4,8 pontos. Este é o segundo menor índice dos últimos dois anos. 


Segundo o Observatório da Indústria, este recuo é justificado pela retração do Índice de Condições atuais, que revelou que os empresários avaliam piora ainda mais intensa e disseminada da situação atual, frente aos últimos seis meses.


Na esfera nacional, os empresários continuaram demonstrando falta de confiança, agora em abril, considerando o ICEI de 48,8 pontos. Nesse cenário, a queda do Índice de Condições Atuais apresentou grande contribuição para esse resultado, especialmente devido à avaliação dos empresários quanto à economia do país. 


O panorama observado é um reflexo não só da alta dos juros, mas do aumento do endividamento das famílias e do grau de inadimplência, conforme dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI).


Mesmo com este cenário, a confiança dos empresários cearenses segue acima dos índices nacionais, indicando otimismo para o próximo semestre. 


Quanto ao ICEI Regional, o Nordeste continua com o maior índice, dentre as cinco regiões analisadas, com 51 pontos, mesmo diante da queda de 2,2 pontos em relação a março. Em segundo lugar, está a região Norte (50,8), seguida pelo Centro-Oeste (49,8), pelo Sudeste (49,4) e pelo Sul (46,6).