quarta-feira, 5 de abril de 2023

Deputado federal Eduardo Bismarck representa o Brasil na OCDE e debate sobre políticas de melhorias no desenvolvimento econômico

O deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE), marcou presença, nesta terça-feira (4),  no encontro anual da  Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A organização representa uma estrutura formada por países e parceiros estratégicos com o objetivo de estimular o progresso econômico e o comércio mundial. O evento, que acontece anualmente em Paris, trouxe debates relacionados às questões globais, recuperação econômica pós-pandemia, efeitos da guerra na Ucrânia, preocupação com o desemprego, mudanças climáticas, promoção de igualdade de gêneros e entre outros. 


Demais problemas mundiais como disseminação de desinformação (fake news) e defesa da liberdade de expressão também foram abordados com propostas de estudos e apresentações de especialistas aos participantes. Visando recolocação e relevância internacional, o Brasil solicitou ingresso à categoria de país membro onde, sendo aceito, passará a ter acesso aos debates e todos os documentos produzidos pela organização. 



Eduardo Bismarck, presidente da comitiva do grupo Brasil-OCDE, reforça que esse processo tem sido visto de forma otimista para a sua continuidade. "Não se trata exclusivamente de uma agenda liberal na economia, vejo a OCDE muito mais preocupada com o bem estar social, com a social democracia, com o trabalhismo, igualdade de gênero, combate à fake news e clima, atuando com os meios para chegar ao seu objetivo que é o desenvolvimento econômico sustentável, do que uma agenda economicamente liberal. Acredito que o ingresso do Brasil é um importante passo para que nosso país retome seu protagonismo mundial, alinhado com o que o Presidente Lula vem trabalhando. Como segundo país mais populoso da OCDE, e de dimensões continentais, teremos a oportunidade de influenciar no debate global, defender a Amazônia e buscar oportunidades que ajudem na geração de desenvolvimento econômico e consequentemente na geração de empregos e educação de qualidade”, defende o parlamentar.