quinta-feira, 30 de março de 2023

É hora da população ser solidária


A Defesa Civil do Ceará ainda faz o levantamento dos estragos causados pela chuva e conta o número de desabrigados e desalojados. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), já registrou chuvas acima de 200 milímetros nesse inverno. É um grande volume de água. 

Segundo a Funceme, vai continuar chovendo forte nos próximos dias em todas as regiões do Ceará. Municípios estão enviando alertas aos moradores sobre possibilidade de chuvas intensas. É o caso das regiões do Cariri, Centro Sul, Sertão Central, Norte e Litoral. 


Além da campanha de prevenção, foram iniciadas outras para ajudar vítimas das chuvas, pessoas que sofrem com as inundações, os que estão isolados por conta das estradas destruídas. Um quilo de alimento, um lençol, uma garrafa de água ou uma roupa seca, no atual contexto, são de grande importância. 


Empresários e entidades que representam a parte mais abastada da economia têm sido solidários em momentos como o que atravessamos nessa quadra de início de ano, que se caracteriza para nós, nordestinos, como inverno. 


É preciso que a população, em geral, colabore para atenuar o sofrimento dessas pessoas que perderam seus móveis, eletrodomésticos, roupas e estão, literalmente, à  deriva, expostos ao frio e à fome.



O Governo do Ceará tem colocado toda estrutura à disposição dos atingidos pelas precipitações e estão em condições precárias. Nunca é suficiente. Todos nós, que temos origem no sertão, ou conhecemos um pouco das cidades do interior. Precisamos ajudar os irmãos que não conhecemos, mas que precisam de solidariedade.