quinta-feira, 30 de março de 2023

O risco de lotear politicamente o BNB, mais uma vez

O novo presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Paulo Henrique Saraiva Câmara, é um economista, ex-governador de Pernambuco. Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco, pós-graduado em Contabilidade e Controladoria Governamental e mestre em Gestão Pública. O currículo é bom, mas não conhece nada de banco, sempre foi político. 


Paulo Câmara demorou a assumir o comando do BNB, porque aguardava mudanças na lei das estatais promovidas pelo governo Lula. Ele não poderia assumir o banco sem as mudanças na norma que flexibilizou a nomeação política. O ex-senador Tasso Jereissati é o autor da lei que criou critérios para nomeações nas estatais e está vendo a importante mudança moralizadora ir para a lata do lixo. Talvez, não seja o caso de Paulo Câmara, um homem preparado tecnicamente e politicamente sem mácula, limpo. 


O problema para gestão de Paulo Câmara são os diretores. O presidente Lula decidiu lotear os cargos entre o PT, MDB, União Brasil, PSD e PP. Os diretores têm autonomia. O PT foi responsabilizado por muitos erros de gestão no Banco do Nordeste, Paulo Câmara é filiado ao PSB. Lula foi cauteloso.