quarta-feira, 15 de março de 2023

Assembleia Legislativa homenageia os matemáticos, nesta quarta-feira, 15

Os matemáticos serão homenageados nesta quarta-feira, 15, pela Assembleia Legislativa do Ceará. A sessão solene faz parte da programação que comemora o Dia Nacional e o Dia Internacional da Matemática, numa iniciativa do deputado estadual Sérgio Aguiar, em parceria com a Academia Cearense de Matemática, presidida pelo professor Acelino Pontes. Na oportunidade, será entregue o título de Cidadão Cearense ao paulista Eduardo Teixeira, que cedo veio morar em Fortaleza, onde se formou pela UFC, Hoje, ele é professor de matemática da Universidade Central da Flórida, nos Estados Unidos.

Também, confirmou presença na solenidade, que começa às 18 horas no Plenário 13 de Maio, a professora Jaqueline Godoy Mesquita, da Universidade de Brasília e vice-presidente da Sociedade Brasileira de  Matemática (SBM). Serão homenageados com comendas os professores Ângelo Papa Neto, Francisco Antônio Martins da Costa, José Stálio Rodrigues dos Santos, Luiza Santos Pontello, o estudante Kevin Cristian Paulino Freires e o Curso de Licenciatura em Matemática do Campus IFCE-Fortaleza.

História da matemática

Os primórdios da matemática vêm de duas grandes antigas civilizações, a do Egito e da Mesopotâmia, onde a matemática já era utilizada na astronomia, na navegação marítima, na construção de casas, barragens, canais, na defesa militar e na geodesia, que é a técnica de medição e divisão das terras.

A matemática moderna surgiu há 400 anos pelas obras dos cientistas Johannes Kepler, Galileu Galilei e Isaac Newton, que tentaram penetrar nas leis da física. O desenvolvimento da matemática acompanhou o desenvolvimento de outras ciências. Chamada de linguagem do Universo, a matemática é fundamental para a compreensão do mundo e, como tal, é de vital importância numa sociedade moderna como a nossa. Para onde quer que se olhe, é provável que a matemática tenha causado um impacto, desde a torneira de sua cozinha até o satélite que transmite seus programas de televisão para sua casa.

Mas muito antes do desenvolvimento da matemática que nos deu computadores, mecânica quântica e satélites GPS, gerações de mentes brilhantes desenvolveram as ideias e ferramentas matemáticas básicas que estão na base de nossa compreensão da matemática e sua relação com o mundo.

Então, não são apenas Einstein, Kepler, Galileu e Newton que se destacaram na matemática. Não podemos esquecer os feitos do “avô” da geometria, Euclides, que viveu cerca de 300 anos antes de Cristo; Arquimedes é, talvez, o mais influente de todos eles, considerado o pai da física matemática e da engenharia; Pierre de Fermat, o pai da Teoria dos Números; Leonhard Euler é o rei da matemática; Carl Gauss é o Príncipe da Matemática; Euclides de Alexandria, Pai da Geometria; Aristóteles o Pai da Lógica; Pitágoras de Samos o Pai da Matemática. Para o deputado Sérgio Aguiar “este é um momento para reconhecermos a importância da matemática, inclusive, para o nosso dia a dia”.