terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Turismo cearense cresce 36,7% em 2022 e supera desempenho nacional

Em 2022, o turismo no Ceará cresceu 36,7% em relação a 2021, quando também registrou elevação de 19,5%. Inclusive, o desempenho cearense, no ano passado, superou o registrado nacionalmente, que foi de 29,9%, maior que os 22,2% de 2021. Os números estão no Enfoque Econômico (Nº 246) – Desempenho no Ano de 2022 da Atividade Turística do Estado do Ceará, que acaba de ser publicado pela Diretoria de Estudos Econômicos (Diec) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).


O analista de Política Públicas, Daniel Suliano, autor do trabalho, afirma que o crescimento em 2022, de quase 37% do turismo estadual, ocorreu diante de uma base já elevada do ano imediatamente anterior. “Em 2021, o crescimento do turismo se deu no bojo da retomada da economia, após a crise sanitária que atingiu toda a economia mundial em 2020. De fato, em 2020, o recuo do setor havia sido de 41% (Ceará) e 36,7% (Brasil), respectivamente”.


Ele explica que é possível constatar, ao analisar o desempenho do setor, que existe uma tendência de crescimento, “não obstante que haja claros sinais de fechamento do hiato do produto da economia brasileira e configurando uma economia próxima ao pleno emprego”. Para ele, a atividade turística cearense segue no mesmo ritmo da nacional. Isso permite que o ciclo econômico do setor turístico esteja alinhado ao ciclo do turismo nacional, tendo este também estado em consonância com o ciclo de negócios da economia brasileira. Esse alinhamento é verificado quando se observa as flutuações do produto da economia brasileira com base nos ciclos de negócios.