domingo, 5 de fevereiro de 2023

Lula inicia viagens pelo País, indo ao Rio de janeiro, Bahia e Sergipe

A viagem inaugura uma série de visitas que o presidente quer fazer pelos estados, para lançar ou relançar obras e programas.

"Na próxima segunda-feira, o presidente Lula estará no Rio de Janeiro, inaugurando uma unidade de saúde, onde anunciará a retomada do planejamento e dos investimentos em saúde, incluindo um programa de redução de filas de cirurgias", disse Rui Costa, em rede social.

Ainda no evento no Rio de Janeiro, onde estará acompanhado pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), Lula participa do lançamento da Política Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, também, participará.

"São R$ 600 milhões que nós estamos transferindo aos Estados para acelerar as cirurgias que ficaram represadas durante a pandemia", declarou Rui Costa.

Giro de Lula pelo Brasil

Em janeiro, Lula visitou as cidades de Araraquara (SP) e Boa Vista, mas, em razão de ações emergenciais. Por causa dos estragos causados pelas chuvas intensas, na cidade paulista, e em razão da crise de saúde dos indígenas Yanomami, na capital de Roraima.

Lula, também, visitará Bahia e Sergipe. Após o Carnaval, a previsão é de que o presidente faça visitas a outros estados brasileiros.

Entre os investimentos a serem anunciados nas viagens, está a retomada do programa Água para Todos, que reúne medidas preventivas e contra a seca, como a construção de cisternas, nas regiões onde a chuva é escassa, principalmente em zonas rurais.

Na cidade baiana de Santo Amaro, Lula deve relançar o programa habitacional Minha Casa Minha Vida em 14 de fevereiro, de acordo com o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), que governou a Bahia por dois mandatos.

No dia seguinte, ainda segundo Rui Costa, Lula estará em Sergipe para visitar a retomada de obras de rodovias no estado nordestino.

Antes da visita aos dois estados do Nordeste, Lula visitará os Estados Unidos, onde se encontrará com o presidente Joe Biden.

(G1)