segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Ceará inicia aplicação da vacina bivalente contra Covid-19


Os 184 municípios cearenses iniciaram, na manhã desta segunda-feira (27), a aplicação da vacina bivalente Pfizer/Comirnaty no reforço à imunização da população contra a covid-19. A ação acontece dentro do cronograma do Programa Nacional de Imunização (PNI) de 2023, coordenado pelo Ministério da Saúde (MS), do Governo Federal.


Em Fortaleza, o governador Elmano de Freitas, acompanhado do prefeito José Sarto e outras autoridades, esteve presente no Posto de Saúde (UAPS) César Cals de Oliveira Filho, no Planalto Pici, um dos pontos de vacinação na Capital. O gestor estadual defendeu a importância de a população manter o esquema vacinal atualizado.


“Nós estamos muito animados com a receptividade da população no que diz respeito ao movimento nacional de vacinação. É muito bom ter o Zé Gotinha voltando a ser visto pela nossa população. Nós temos que estar juntos, Prefeitura e Governo do Estado, em prol da sociedade para mobilizar. A vacina foi o que permitiu termos hoje essa tranquilidade (no cenário epidemiológico)”, afirmou o governador.



Na primeira fase, a aplicação da bivalente está direcionada a idosos com mais de 70 anos e pessoas a partir de 12 anos que fazem parte de grupos prioritários: imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, acolhidos e trabalhadores em instituições de longa permanência.


Para isso, é necessário ter completado ao menos o esquema primário com as doses monovalentes (D1 + D2) há, no mínimo, quatro meses. Também é obrigatório apresentar documento que comprove o pertencimento aos grupos prioritários.