quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Caucaia concorre a título de Destino Turístico Inteligente do Brasil

Caucaia é um dos destinos favoritos dos turistas do Mundo inteiro. Além das belas praias, parque de dunas e bons ventos para a prática de esportes náuticos como o kitesurf, o município tem se destacado como um destino sustentável e ambientalmente responsável. Dessa vez, Caucaia está entre os três destinos cearenses que estão na segunda etapa do Programa Turismo Futuro Brasil, que vai selecionar dez Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) no país, que gerem processos de visitação e experiências positivas aos visitantes de forma sustentável. A iniciativa é uma parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ao todo, 79 municípios estão na disputa. O resultado será divulgado em março. 


De acordo com a secretária de Turismo e Cultura de Caucaia, Lívia Holanda, o Turismo na região avança positivamente e já tem dado bons resultados que refletem na geração de renda da cidade. "Estamos muito felizes em sermos finalistas desse programa, pois estamos concorrendo com as grandes potências do turismo nacional. Esse título de Destino Turístico Inteligente (DTI) vai promover mais atrativos, experiências positivas para o turista e vai fortalecer a sustentabilidade do município, gerando emprego e renda para a região. Inclusive, o nosso território vem se destacando no crescimento das práticas de sustentabilidade. Prova disso é a praia do Cumbuco ser certificada com o selo da Praia Bandeira Azul, que é uma chancela de boas práticas de políticas de sustentabilidade, e o Programa Praia Acessível, que garante a acessibilidade de pessoas com deficiência ao banho de mar. Já somos o destino turístico destaque no país por ser o paraíso do kitesurf e estamos gerando renda e emprego para os caucaienses. Por isso, nós estamos trabalhando para que Caucaia seja o maior destino inteligente do Brasil”, garantiu Lívia. 


Conforme o edital, dez destinos turísticos serão selecionados para a elaboração de instrumento de planejamento e a implementação de ações-chave para o fortalecimento e consolidação de suas estratégias de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). 


Os destinos selecionados por meio do edital serão beneficiados com uma consultoria técnica que os apoiará na elaboração dos seguintes produtos customizados:


- Elaboração, atualização ou aprimoramento de estratégia e instrumentos de planejamento para destinos turísticos inteligentes;

- Delimitação de plano operacional para a implementação da estratégia desenhada; 

- Apoio na implementação de até duas ações-chave para o fortalecimento e consolidação dessas estratégias durante o período de vigência do apoio.