quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Silvana Parente, maior economista do Ceará, indicada para o Banco do Nordeste


A disputa pelo comando do Banco do Nordeste envolve governadores e senadores dos estados de Pernambuco, Bahia, Piauí e Ceará. O PT cearense indicou Nelson Martins e, hoje, colocou outro nome: Silvana parente, dona do mais importante currículo de economista do Estado e ex-funcionária do BNB. 

Ela é doutora em economia pela Universidade de Madrid, mestre em economia Rural pela UFC, especialista em desenvolvimento urbano e regional pelo MIT-USA e especialista em microfinanças pela Universidade de Harvard.

Foi funcionária do Banco do Nordeste por 24 anos, tendo ocupado os cargos de chefia do Etene, do Departamento Rural e do gabinete da presidência. Coordenou a implantação do Programa de Microcrédito Crediamigo. Foi diretora do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH). Na gestão pública, foi secretária-executiva do Ministério da Integração Nacional e secretária de Planejamento e Gestão do Governo do Ceará. Atualmente, é diretora de Economia Popular e Solidária da Agencia de Desenvolvimento do Ceará (Adece) e coordenadora do Programa Ceará Credi. Eleita presidente do Conselho Regional de Economia, é considerada camilista.