segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Prefeitura lança programa Nova EJA Fortaleza, com pacote de investimentos de cerca de R$ 30 milhões

A Prefeitura de Fortaleza inicia o ano de 2023 com o lançamento do programa Nova EJA Fortaleza, um pacote de investimentos destinado à Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino. A gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), irá distribuir 10 mil tablets para os alunos da modalidade, concederá 10 mil bolsas para auxílio financeiro e firmará parcerias para ofertar ações formativas e de mercado dos estudantes. O pacote de ações soma o investimento total de cerca de R$ 30 milhões.


Como argumentou o prefeito José Sarto, a Nova EJA contará com um currículo inovador e mais atrativo. O principal objetivo é reduzir desigualdades sociais e econômicas, além de ajudar na construção de propósito de vida para o estudante, englobando aspectos socioemocionais alinhados às perspectivas individuais de cada aluno.


“Serão 10 mil vagas ofertadas, que contarão com entrega de tablets, concessão de bolsas e um currículo atrativo, construído para despertar a vocação dos nossos alunos. O objetivo é trabalhar para diminuir as desigualdades, e uma das mais injustas, a desigualdade de conhecimento, pois ele é libertador e gera mais chances e oportunidades na vida. No projeto, também serão oferecidas para o aluno ações complementares de empreendedorismo, planejamento de vida, e educação digital”, informou o prefeito.


O currículo da Nova EJA Fortaleza inclui atividades presenciais e virtuais com formações nas temáticas de inclusão e economia digital e linguagens de programação, por meio de parceria com a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) e o programa Juventude Digital. Os alunos terão ainda formação na área do empreendedorismo, sustentabilidade e renda, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza (SDE).