sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Prefeitura de Fortaleza decreta Praia do Futuro como área de Turismo Sustentável


Nesta sexta-feira (13/01), a Prefeitura de Fortaleza realizou uma nova ação de estímulo ao turismo na Praia do Futuro. O prefeito em exercício Élcio Batista assinou o decreto número 15.530 que define trecho da Praia do Futuro como “área de potencial desenvolvimento sustentável da atividade turística”. 


O documento se refere ao trecho compreendido entre a poligonal da Rua Ismael Pordeus, Av. Cesar Cals/Dioguinho, até a Foz do Rio Cocó, bem como a faixa de areia correspondente. O Decreto tem como objetivo definir o território como primordial para a realização de diretrizes, planos e programas turísticos, justamente por sua posição estratégica ter conectividade às áreas adensadas e elevado potencial de ofertas de serviços e produtos e consequente geração de renda.


Atualmente, a Praia do Futuro oferece serviços diversos: barracas de praia, hotéis, pousadas, restaurantes, escolas e ongs de esportes náuticos. Localizada a poucos minutos da Avenida Beira Mar e do Terminal Marítimo de Passageiros, no Porto do Mucuripe, a Praia do Futuro possui uma interligação que possibilita o fácil acesso de moradores e turistas

para os diversos serviços de gastronomia e lazer instalados ao longo dos seus 7 quilômetros de extensão.


Um levantamento realizado em 2022 pelo Sistema Fecomércio, apontou que 660.000 (seiscentos e sessenta mil) turistas visitam a Praia do Futuro anualmente. De acordo com o Observatório do Turismo de Fortaleza, em 2022, a Praia do Futuro foi apontada como um dos cinco melhores pontos de lazer e entretenimento da cidade, estando na preferência de 66% (sessenta e seis por cento) dos entrevistados.


Conforme o prefeito em exercício, Élcio Batista, a Praia do Futuro é uma área de interesse ambiental, turístico e cultural. “A Praia do Futuro se consagrou como um dos espaços preferidos, tanto dos fortalezenses, como dos turistas nacionais e internacionais. Esse decreto vem no sentido de reconhecer e incentivar esse espaço que é importante economicamente para a cidade e também socialmente, já que os postos de trabalho aumentam a cada ano e muitos trabalhadores e trabalhadoras são residentes do bairro. Mas também a Praia do Futuro é uma das grandes referências culturais de Fortaleza. Por isso, o prefeito Sarto tem estimulado, por meio de diferentes ações, o melhoramento e a ampliação dos serviços da área e isso tem impacto sobre a atração e a sustentabilidade dos investimentos que pertencem à rede de turismo”, justifica.


Para o secretário de Turismo do município, Alexandre Pereira, a Praia do Futuro “é um dos maiores ativos turísticos da cidade de Fortaleza. “Um local diferenciado, com uma infraestrutura incrível, já famosa no Brasil e no exterior, e que traz um grande impacto econômico para nossa economia, por meio da geração de emprego e renda. São muitas as famílias que tiram seu sustento trabalhando na Praia do Futuro, algumas delas já na terceira ou quarta geração. Não cabem dúvidas quanto à importância que essa infraestrutura única que os empreendimentos têm para o turismo da cidade que, gosto de ressaltar, representa 30% da nossa economia”, explica.