segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Novo gramado da Arena Castelão recebe primeiro corte; entrega é prevista para março

Vinte e quatro dias depois da conclusão do plantio, o gramado da Arena Castelão recebe o seu primeiro corte. O trabalho teve início na manhã desta segunda-feira (9) e deve ser concluído até a terça-feira (10). O secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, e o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira, estiveram presentes no local.


O corte, além de estimular o desenvolvimento da grama, contribui para que ela cresça de forma horizontal e feche todos os espaços homogeneamente. Assim que concluída essa etapa, o campo recebe adubação mineral.



“Aqui, nós tiramos tudo, até 70 cm, para olhar como estava a drenagem. Tivemos que substituir toda a drenagem, e fizemos melhor ainda. Dobramos a quantidade de dreno aqui no Castelão para ter a maior facilidade, quando houver chuvas volumosas, de um escoamento mais rápido. E aí, trocamos toda a parte de areia e brita. Trocamos toda a irrigação, e aí sim, no dia 18 [de dezembro], começamos a fazer o plantio da grama”, explicou o titular da Superintendência de Obras Públicas (SOP), Quintino Vieira, sobre todo o processo anterior ao plantio.


Depois de concluída essa etapa de corte e a adubação mineral, será depositado o top press, uma camada fina de areia sobre o campo para ajudar na fixação e no enraizamento da grama.

O campo continuará sendo irrigado e adubado de acordo com o cronograma. Cerca de dez dias após o primeiro corte, será definida a data para que a grama seja aparada pela segunda vez. A segunda poda é necessária para continuar estimulando o crescimento horizontal do gramado e para observar com mais precisão possíveis pontos que necessitem de nivelamento. Após essa etapa, a grama deve ser aparada, em média, duas vezes por semana ou conforme a necessidade.


“A grama veio toda de fora, e o plantio não foi por tapete ou por placas, e sim, foi plantada a grama. O que estamos vendo aqui me deixa muito animado, porque está mais rápido do que o esperado. No entanto, só estará pronta para ser liberada para jogos na primeira semana de março, se ocorrer tudo como vem ocorrendo”, pontuou Quintino Vieira.