terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Nos 15 anos do Samu 192 Ceará, 20 novas ambulâncias chegam para renovar a frota

O governador Elmano de Freitas entregou, na manhã desta terça-feira (31), em Fortaleza, 20 novas ambulâncias ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará. A entrega contou com as presenças de profissionais da saúde, da vice-governadora Jade Romero, secretária da Saúde do Ceará, Tânia Coelho, e outras autoridades, entre deputados e prefeitos.


Dos novos veículos que chegam para renovar a frota, 14 são do tipo Unidade de Suporte Avançado (USA), a UTI Móvel, e foram comprados pelo Governo do Ceará. As outras seis ambulâncias foram adquiridas pelo Ministério da Saúde, sendo duas USAs e quatro do tipo Unidade de Suporte Básico (USB)


Ao relembrar a implantação do Samu em todo o Brasil, o governador defendeu a importância de investimento contínuo para ampliar a estrutura e valorizar os profissionais. “Com essa entrega, cobrimos 100% do território cearense. Temos o Samu com a maior cobertura do pais, com nossos 183 municípios. Aguardamos mais 35 ambulâncias para distribuir em nosso estado. Ter mais Samu representa mais condição de proteger a vida do povo cearense. São muitas vidas salvas e sofrimentos atenuados graças à atuação do Samu. Nosso compromisso é fortalecer o Samu Ceará, para continuar sendo o maior e melhor do Brasil. Com o novo Ministério da Saúde, vamos poder realizar ações comuns”, afirmou.



O Samu Ceará teve início em 2008, atuando em 14 municípios. Em 2020, atingiu 100% do território cearense. É o serviço com maior cobertura geográfica do Brasil. São 183 municípios atendidos, com exceção de Fortaleza, onde o serviço é municipalizado. Em 15 anos, foram atendidas 538 mil ocorrências em todo o Ceará.



Desde abril de 2022, o Samu Ceará, que tem gestão tripartite (federal, estadual e municipal), é gerido no estado pela Fundação Regional de Saúde (Funsaúde), órgão da administração indireta do Estado, vinculado à Secretaria da Saúde. Por sua natureza jurídica, a Funsaúde garante melhor eficiência administrativo-financeira e gestão de pessoal.


Superintendente do Samu Ceará, Nilson Mendonça Filho falou sobre os recentes ganhos de efetividade. “Nós dobramos a frota de ambulâncias rodando no estado, com melhoria no monitoramento. Conseguimos ter avanços tecnológicos voltados para a assistência. Também conseguimos melhorar o tempo de atendimento à população, diminuindo o tempo de atendimento de UTI Móvel e Unidade Básica. São avanços muito importantes“, explicou.