quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Governador Elmano de Freitas se reúne com ministra da Saúde para tratar da redução da fila de cirurgias no Ceará

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, cumpriu agenda nesta quarta-feira (18), em Brasília, para tratar de áreas estratégicas para o Ceará, dentre elas, a saúde. Nesse sentido, o chefe do Executivo Estadual esteve reunido com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, com o propósito de unir esforços para reduzir a fila de cirurgias eletivas no estado.


A colaboração entre os governos estadual e federal, explicou o governador Elmano de Freitas, vai melhorar e fortalecer a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará. “Já temos grande parte da nossa rede sendo visitada e organizada para o mutirão [de cirurgias eletivas], além de definição de investimento financeiro. Nós vamos unificar o planejamento do Governo do Ceará ao do Governo Federal, que já tem uma proposição básica. Nosso diálogo é permanente para, também, aprimorar a estruturação da saúde pública no Ceará “, disse.



Para isso, uma reunião técnica entre equipes da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e do Ministério da Saúde será realizada nesta quinta-feira (19). A expectativa é que o mutirão tenha início em fevereiro.

“Vamos atuar de mão dadas. Faremos um lançamento conjunto, Governo do Ceará e Governo Federal, para enfrentar o problema de cirurgias no estado, dando apoio aos cearenses”, garantiu o governador.


Também estará na pauta da reunião de quinta-feira a imunização dos cearenses, sobretudo, a vacinação de crianças contra a covid-19.