segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Faec quer feiras livres de produtos orgânicos em bairros nobres de Fortaleza

Com o intuito de abrir novos canais de venda para produtores rurais cearenses, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) pretende promover feiras livres em 20 municípios do Interior e na Capital. Nesta sexta-feira (27), o Sistema Faec Senar realizou a “Feira do Produtor Rural de Quixadá”, onde foram comercializados produtos da região.


“A feira de Quixadá superou as expectativas e queremos levar esse projeto para outros 20 municípios”, disse o presidente da Faec, Amílcar Silveira. “Com isso, queremos que o produtor rural possa vender seus produtos diretamente ao consumidor”. 


Para Fortaleza, Amílcar pretende promover feiras de produtos orgânicos, de maior valor agregado, em bairros nobres. “Vamos trazer de volta as feiras livres para a Capital”, diz o presidente da Faec. A ideia é distribuir a “Feira do Produtor” ao longo de seis dias (de segunda a sábado) em seis diferentes bairros da Capital.


A expectativa da Faec é de que, em Fortaleza, a Feira do Produtor Rural tenha a presença de até 80 produtores em cujas barracas serão expostas e comercializadas frutas, hortaliças, flores, rapadura, queijos, dentre outros produtos. “Faremos, assim, a ligação direta do produtor com o consumidor”, diz Amílcar Silveira. A proposta será apresentada à Prefeitura de Fortaleza.


Feira de Quixadá


Durante a “Feira do Produtor Rural de Quixadá: Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos”, evento realizado em frente ao mercado público do Município, foram comercializados produtos de artesanato, laticínios, frutas, legumes, hortaliças e pratos típicos.



O evento foi fruto de uma parceria entre Sistema Faec Senar e Prefeitura Municipal de Quixadá e contou com a presença do prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, do superintendente do Senar Ceará, Sérgio Oliveira, além do presidente da Faec, Amílcar Silveira.