segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Caucaia: Tenente-Coronel Bellini segue no comando do 12º Batalhão da PM no município


O prefeito de Caucaia, Vitor Valim, pediu ao novo comandante da PM, coronel Klênio Savyo, que o atual comandante do 12º Batalhão da PM no município, o tenente-coronel Hideraldo Bellini, permanecesse em seu cargo. A justificativa seria o bom trabalhado liderado pelo tenente-coronel na redução de crimes e enfrentamento das facções.


Ao assumir o posto em dezembro de 2020, Coronel Bellini pegou Caucaia como a cidade mais violenta do Brasil, com uma média de um homicídio por dia, totalizando, nesse ano, 360 homicídios.


Com sua liderança, Bellini conseguiu inserir uma mudança corporativa, trazendo assim confiança para sua gestão. Essa parceria também foi estendida ao Ministério Público, Poder Judiciário, delegacias e claro, ao poder municipal.

O tenente-coronel Bellini destaca que “não se resolve nada sem política, mas também não se resolve nada só com a polícia. Por isso, fizemos um trabalho conjunto com diversos órgãos para que conseguíssemos diminuir a criminalidade em Caucaia. Dentro da corporação, tive apoio dos grupos especiais da Polícia Militar para focarmos nas áreas críticas e hoje termos uma cidade com mais segurança”.


Segundo o comandante do 12º Batalhão, o foco foi criar uma grande força-tarefa para atuar junto ao policiamento, prevenção e repressão dos cabeças das facções, ou seja, quem mandava cometer os crimes e quem os cometia. O Cel. Bellini frisa ainda que nunca deixaram de identificar, combater e prender os líderes dos grupos criminosos que aterrorizavam Caucaia.

Prova disso, é que, após boatos das mudanças no comando da PM em Caucaia, e a possível saída de Bellini, vídeos circularam por meio de aplicativos de mensagens com supostas comemorações das facções. É possível ver fogos no céu e ouvir gritos de comemoração.


Além das facções, Cel. Bellini também travou uma luta na cidade, junto com a Câmara Municipal, que resultou em um projeto de lei que proibiu os paredões na cidade, o que colaborou muito para desafogar as ocorrências com viaturas, podendo dessa forma focar no policiamento ostensivo, onde houve muita apreensão de drogas, armas e desarticulação de quadrilhas pela região.




Segurança Municipal de Caucaia

Mediante dados da Segurança Municipal de Caucaia, em 2022, o número de crimes atingiu a porcentagem menor de uma série histórica, sendo 49% menor que 2020, que registrou 360 crimes violentos letais e intencionais; e 34% menor que 2021, que registrou 276 casos.


Ainda segundo dados de 2022, o ano também registrou a menor média mensal dessa série histórica que começa em 2015, marcando 15,17 casos. Além disso, se levarmos em conta a taxa por 100 mil habitantes, alcançou-se a menor taxa com 49,33. Em 2020 e 2021, as taxas chegavam a 98,91 e 74,81, respectivamente.