quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Cid reassume Senado e crise no PDT só aumenta


O senador Cid Gomes (PDT) está reassumindo sua vaga no Senado Federal, após a segunda licença particular. Ele tem afirmado que não pretende mais disputar eleição. Seu projeto é manter a liderança e ser ouvido como conselheiro e articulador. 

A crise interna do PDT cearense, que se intensifica, a cada dia, parece não ter fim. O PT parece apostar nesse aprofundamento. Cid não compareceu à posse e transmissão de cargo para Elmano, deixando claro o descontentamento. Mas, apareceu na posse de Lula e de Camilo, no Ministério da Educação. 

É visível a preocupação e o desconforto de Cid e Camilo. Os dois são amigos e têm parcerias na vida privada. Elmano não tem compromissos políticos com Cid e o PDT, mas reconhece o senador como idealizador de um projeto que deu certo e o seu papel na virada da educação, colocando o Ceará em destaque nacional. 

A onda que cresceu em torno de uma candidatura de Evandro Leitão a prefeito de Fortaleza colocou mais fogo na crise do PDT. Sarto tem a preferência para a reeleição. O nome de Evandro agrada a torcida de Ceará e Fortaleza, dizem seus apoiadores. Nas próximas horas, o PDT deve definir uma posição sobre a participação do partido na Mesa Diretora da Assembleia. Evandro Leitão detém a garantia da reeleição.