Não é fácil montar uma base governista, apesar do governo ter a oferecer cargos e verbas para obras. É simples de entender: todos os deputados querem fazer indicações para cargos e entregam uma longa lista de pedidos e obras. O jogo não é concluído na primeira rodada de conversa. O tempo vai compensando o apoio.
Veja bem. A Assembleia Legislativa é composta por 46 deputados de 13 partidos diferentes, cada cabeça pensa de forma diferente e tem interesses diferentes. A formação da base de apoio exige muita habilidade. Elmano escalou o experiente Waldemir Catanho para cuidar dos deputados e terá uma equipe liderada por Evandro Leitão para manter permanente diálogo com os parlamentares.
Na primeira leitura política de medição de forças, Elmano terá 36 deputados na sua base, mas poderá contar com até 46 votos se os projetos agradarem a oposição. Ela terá quatro deputados do PL, três do União Brasil, três do PDT. O PSD, que não está na base do governo, tem deputados governistas como Fernando Hugo e Lucílvio Girão.