sábado, 31 de dezembro de 2022

Tríade habitação, educação e combate à fome como prioridade


Em declarações, Elmano de Freitas pontua existirem dificuldades na habitação e promete entrega de mais unidades do Minha Casa Minha Vida no Ceará

O governador diplomado do Ceará, que toma posse neste domingo (1º), tem a habitação como uma das suas principais pautas, desde que iniciou sua campanha rumo ao Palácio da Abolição, em agosto deste ano. Em declarações, o petista afirma que existem dificuldades na habitação e até prometeu a entrega de mais unidades do programa Minha Casa Minha Vida.

Em 31 de agosto, prometeu a entrega de 40 mil casas nos conjuntos habitacionais da ação federal, durante caminhada pelos bairros Bom Jardim e Granja Lisboa. “Acredito que a grande missão desse time do 13 é voltar a dar esperança ao nosso povo, em ter emprego, voltar a ter Minha Casa Minha Vida, e temos um projeto, aqui, de entregar 40 mil vagas habitacionais no nosso Estado, para garantir moradia a quem mais precisa. Queremos avançar ainda mais, tendo, agora, Lula em Brasília, Elmano no Governo e Camilo no Senado [candidatos].”

Em seu Plano de Governo Oficial, disponibilizado na plataforma online do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o petista pontuou dois itens destinados ao tema. São eles o 21 e o 22 da pasta “Erradicação da Pobreza, Combate à Fome, Desenvolvimento Social e Habitação”, que dizem “Acesso à moradia digna, um direito básico de todos e todas” e “Incentivo à economia circular e à bioconstrução na construção civil de habitações populares, para erradicação de habitações precárias”, respectivamente.

No último dia 19 de dezembro, a equipe de transição do governo Elmano entregou relatórios acerca da situação do Estado. O governador destacou que a gestão estadual é bem organizada e com equilíbrio fiscal, mas que possui dificuldades no enfrentamento da fome, realização de cirurgias na área da saúde e habitação. “Temos uma dificuldade muito grande, ainda, na habitação, onde precisamos ter ações. Esperamos ter isso no novo cenário do País”.

COMBATE À FOME

Como dito na entrega do relatório de transição, o combate à fome no Estado, também, é uma das pautas prometidas pelo próximo governador. De acordo com o próprio, após reunião com partidos políticos, em novembro, o enfrentamento da fome será um dos principais focos que devem nortear seus 100 primeiros dias de Governo.

O cenário da fome é um dos principais desafios de Elmano para o seu mandato. Segundo estudo realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Penssan), em setembro, metade da população cearense sofre com falta de alimentos ou passa fome.

Cerca de 26% vive em uma insegurança alimentar grave, quando a família sente fome e não come por falta de dinheiro. A mesma porcentagem vive em insegurança alimentar moderada, quando há uma redução concreta da quantidade de alimentos e o padrão saudável de alimentação é rompido por falta de comida. E aproximadamente 29% sofre com insegurança alimentar leve, quando há preocupação ou incerteza se vai conseguir alimentos no futuro.

No seu plano de governo, Elmano propõe o reforço das políticas de erradicação da pobreza extrema e desenvolvimento de um Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) que reúna os esforços das diversas Secretarias de Governo, oferecendo um combate emergencial à fome e consolidando o cenário de soberania alimentar cearense.

EDUCAÇÃO

O novo governador possui experiência na pasta da educação, quando assumiu a Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza, entre 2011 e 2012, na gestão de Luizianne Lins (PT). Agora, Elmano propõe ampliar o ensino em tempo integral para 100% das escolas da rede pública estadual, garantindo alimentação dos alunos, também, durante os finais de semana e feriados. Além disso, diz pretender construir mais de 100 creches em todo o Estado, instalando novas universidades e cursos de Ensino Superior.