sábado, 31 de dezembro de 2022

Mais uma era PT se inicia no Ceará


Neste domingo (1°), Elmano de Freitas (PT) será empossado e ocupará o principal cargo do Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado - mantendo a hegemonia de seu partido no controle máximo do Estado, desde 2015. O breve lapso em que foi sucedido por outra sigla aconteceu na gestão de Izolda Cela, que é ex-PDT e está sem partido.

A sessão solene está prevista para iniciar às 7h30, na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Em seguida, a cerimônia de posse ocorrerá no Palácio da Abolição, onde Izolda Cela fará a transferência de gestão, às 9 horas.

Após tomar posse no Ceará, a expectativa é de que, no período da tarde, Elmano siga em comitiva até Brasília, para acompanhar a posse do presidente eleito, Lula (PT). Junto à comitiva, também, estará o senador cearense eleito, Camilo Santana (PT), que se tornará, oficialmente, titular do Ministério da Educação (MEC), na mesma data.

Durante sua campanha eleitoral, como o último nome a entrar na disputa pelo cargo do Executivo cearense, Elmano começou atrás nas pesquisas. Porém, após receber apoio dos companheiros petistas, Lula e Camilo, as intenções de voto ao futuro governador o alavancaram e o ajudaram a vencer o opositor, Capitão Wagner (União Brasil).

Ao lado de sua vice Jade Romero (MDB), o petista foi eleito com 54,02% dos votos válidos, ainda no primeiro turno das eleições de 2022, e pretende dar continuidade ao governo de Camilo, ex-chefe do Executivo cearense por quase oito anos.

PT NO CEARÁ

Cumprindo dois mandatos seguidos, entre 2015 e 2022, Camilo Santana foi o primeiro governador cearense vinculado ao PT. No ano de 2014, durante sua primeira candidatura ao Governo do Estado, venceu, no segundo turno, Eunício Oliveira (MDB), com 53,35% dos votos válidos. Em 5 de agosto de 2018, Camilo foi homologado candidato à reeleição. Na ocasião, o petista foi reeleito governador com 79,96% dos votos válidos, contra o seu principal adversário, General Theophilo (PSDB).

As gestões do ex-governador foram marcadas pelo aprimoramento na área da educação estadual, responsável por avanços em taxas como o Índice de Oportunidades da Educa- ção Brasileira (IOEB), em 2021. Além disso, Camilo, também, enfrentou desafios na área da segurança pública, como os ataques por facções criminosas e o motim de policiais militares e bombeiros em 2020.

Pretendendo avançar em políticas que deram certo e corrigir áreas onde é possível melhorar, Elmano de Freitas afirmou,

durante a campanha eleitoral em agosto de 2022, que seu governo será “absolutamente” a continuidade da gestão de Camilo Santana. “Eu sou, mesmo, o candidato da continuidade”, afirmou, ao ser perguntado sobre o que pretende fazer, além de continuar o trabalho dos governos de Camilo e da governadora Izolda Cela. Em resposta, ele disse que deseja tentar fazer, com mais velocidade, aquilo que está planejado.

“Políticas de apoio aos povos indígenas, política de apoio aos povos quilombolas. Uma política intensa para a juventude. Uma relação com o BNB, com o Banco do Brasil, com o BNDES, para ajudar o empresariado cearense, especialmente o pequeno empresário. Então, essas mudanças e essas situações novas eu quero construir, mas sem colocar em risco a continuidade das políticas que foram tão bem executadas pelo governador Camilo”, finalizou Elmano.