quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

PT, PL e PP dificultam aprovação da taxa do lixo prevista em lei federal


Os vereadores de Fortaleza adiaram a votação de projeto que cria a taxa do lixo em Fortaleza. A matéria enviada pela Prefeitura de Fortaleza chegou na noite desta terça-feira (6) na Casa e havia expectativa de que pudesse ser votada ainda nesta quarta-feira (7) – o que não ocorreu. 

Parlamentares da oposição criticaram a tentativa de acelerar a votação, inclusive com o regime de urgência sendo apresentado para garantir maior celeridade. A cobrança já havia sido prevista no Programa de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos, aprovado no final de 2021 também pelo legislativo municipal. 

O texto vai passar pelas comissões de Constituição e Justiça e de Orçamento, que foram convocadas em sessão conjunta também para esta quarta. Contudo, pedido de vistas feito pelos vereadores Larissa Gaspar (PT), Emanuel Acrízio (PP) e Priscila Costa (PL) adiou a análise do texto.

O prazo regimental é de uma sessão ordinária antes que o assunto possa ser retomado no colegiado. Nos bastidores, parlamentares têm afirmado que a expectativa é que a votação no plenário da Casa só deve ocorrer na próxima semana.